sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Entendendo a Crise


Muito se tem falado e ouvido da atual crise econômica que estamos vivendo...mas ninguém no fundo no fundo explicou o que que é esta crise? como que ela veio a acontecer? por que que ela afeta o mundo inteiro? e o que diabos eu, um simples estagiário, tenho a ver com isso!?

Pois uma coisa é fato! Os americanos novamente estão fazendo burrada, e a culpa cai no ombro de todo mundo! A coisa está tão feia que a volatilidade da economia é tão alta que tem feito bolsas altamentes estruturadas virarem atração maior que cassinos de Vegas!!!

No auxílo para entender a crise, eu como sou um cara bacana, vos trago a tradução da crise para o bom e velho Lulês! Só assim para nós entendermos!!! segue então um e-mail que recebi há algum tempo atrás... de autoria desconhecida, mas brilhante! e que renderia no mínimo um prêmio nobel de economia para este (a) sujeito(a).

É mais ou menos assim:
"O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça 'no cadernin' aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados.
Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito).
O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constitui,afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia.
Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveisdo banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.
Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a que se façam operações estruturadas de derivativos,na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (o tal cadernin do seu Biu).
Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios,com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.
Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência...
E toda a cadeia financeira sifu."

Genial, não!?
Agora você pega tudo isto e joga para o setor de imóveis...onde os valores são um pouco maiores que bebida!!! e também joga uma nação inteira por trás...não apenas alguns bêbados da caderneta do bar do Seu Biu!!! Percebeu o estrago!?!?
Sem mais delongas o Muuuuuuu de hoje vai para os nossos "queridos" americanos que mais uma vez com sua sede de ganância, ar de superioridade e burrice cavalar, compraram sem condições de pagar, se alavancaram, jogaram o risco pra China...metaforicamente...e agora nem o Caixa Forte do Tio Patinhas conseguirá aliviar a crise...não resta alternativas a não ser penhorar as cuecas do Tio Sam!!!
No próximo post eu falo mais sobre economia...ou talvez sobre nosso incríveis e competentes policiais que em uma semana brigaram entre si...ficaram na mão de um moleque por quase uma semana, e ainda faz uma lambaça de brincar com as pessoas informando a morte das meninas...eita cambada...!!!!

4 comentários:

Imaginação Insana disse...

Toddys, primeiramente você é gay.
Seu texto, ficou muito bom, tanto que me dei o trabalho de postar um comentário. Cara Toddys, no meu blog, colocarei para os leitores que leiam o seu blog para entenderem à crise rsrsrs.
Abração.

Laís disse...

Lido,depois de ter me vencido pelo cansaço..E aprovadissimo!!
Como sempre com o jeito Toddys de ser!!

Beeijão

Rafael Dias disse...

Primeiramente, Bem Vindo [nao sei se tem hifen, pq a gramática está mudando as regras], e em relação ao post...
prepare o bolso pro ano que vem, para aquele que acham que a crise acabará no final do ano, está muito enganado...

Abração!

mente aberta disse...

Bem, até que enfim alguém conseguiu me fazer entender sobre essa crise, que de alguma forma está fazendo efeito sobre o meu bolso.
Valeu.Abração